Seja, bem-vindos a Carmésia

Com a decadência da produção aurífera nos ribeirões Guarani e São João e em todas as minas da região, o processo de desenvolvimento ficou bastante comprometido. E, assim como as demais povoações deste período, a região passou por longos anos de estagnação econômica e, consequentemente, afetando o desenvolvimento em todos os segmentos.

Com tanta riqueza em sua história cultural, Carmésia, antiga Viamão do Carmo é rodeada de montanhas, terras férteis e rios. Como todo município, existem ainda as manifestações culturais mantidas ao longo do tempo, preservando assim, a tradição cultural da cidade. Atualmente as manifestações culturais do município são as festas tradicionais da Igreja Católica, a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, comemorado sempre no dia 16 de julho, é realizado Novena(nove dias de Missa)e é encerrada com levantamento da Bandeira de Nossa Senhora do Carmo.

As festas tradicionais do povo Pataxó, ( Awê Heruê Hun Niamissun) ou seja, Ritual Sagrado com Deus, momento em que os indígenas agradecem e fazem festa para Deus, relembrando a luta dos antepassados, manifestando a cultura e repassando conhecimento dos anciãos para as crianças. Festa das Aguas Pataxó, ritual de agradecimento á fartura de alimentos e caças, a chegada das águas, da colheita e purificação do corpo, alma e espírito.

No município também é realizado festas de Carnaval como Carmefolia, comemoração da emancipação do município sempre no dia 01 de março, Festas Juninas, Feriado 7 de setembro(Proclamação da República), Virada de Ano entre outros.

Além das manifestações culturais, Carmésia possui um patrimônio cultural expressivo que são as casas antigas, construídas com estilos que remete ao colonial, durante o século XX, que conta e registra a história local. Temos em nosso município a Banda Lira Nossa Senhora do Carmo, banda de músicos composta por jovens e adolescentes que se apresentam nos eventos da cidade. A Igreja Nossa Senhora do Carmo, bem imóvel tombado pelo município (Patrimônio do município). As festas culturais tradicionais indígenas, bem como as músicas, o artesanato, a pintura e a própria cultura indígena. As paisagens naturais, como rios, cachoeiras, lagoas entre outros. Assim é o município com sua diversidade.